Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/16 às 12h01 - Atualizado em 6/02/18 às 12h01

CECAL e PROESP começarão a utilizar o SAJ-Procuradorias em março de 2017

 

2017 será o ano em que todas as Especializadas da PGDF passarão a utilizar o SAJ-Procuradorias, hoje implantado apenas na PROCAD. A previsão é de que, em março, já sejam iniciados os primeiros procedimentos para o funcionamento do sistema no CECAL e na PROESP. Em seguida, será a vez da PROMAI, da PROPES e da PROFIS. A expectativa é a de que, até setembro de 2017, todas as Especializadas já estejam atuando por meio do SAJ.

Para que isso seja possível, durante toda essa semana o Comitê Gestor do SAJ-Procuradorias e representantes de cada uma das Especializadas se reúnem com consultores da Softplan, empresa desenvolvedora do sistema. O objetivo é adaptar o SAJ à realidade de cada uma das Unidades.

Na prática, os Procuradores e Servidores participantes do processo irão revisar e validar os fluxos de trabalho já definidos em reuniões anteriores. É preciso que o caminho virtual do “AS” seja o mais eficiente e adequado à realidade de cada Especializada. Serão analisados os fluxos operacionais da elaboração de peças, dispensa de recursos e atividades de apoio, por exemplo.

Depois do levantamento, validação e homologação dos fluxos, a Softplan irá realizar a configuração, o treinamento e a operação assistida do SAJ, conforme calendário a ser definido.

Haverá também um período dedicado à integração do Sistema com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), por meio do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), que possibilitará o acesso a todas as informações judiciais em apenas uma tela, a partir do SAJ-Procuradorias.