Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/09/13 às 9h35 - Atualizado em 29/10/18 às 10h42

Aprovado Planejamento Estratégico da PGDF

 

 

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) deve atuar estrategicamente para “ser reconhecida como órgão autônomo e essencial à administração da Justiça, na defesa do interesse público, no controle da legalidade e na viabilização de políticas públicas“. Essa é visão de futuro da PGDF e consta do Planejamento Estratégico Institucional (PEI) aprovado pelo Procurador-Geral do DF, Marcelo Augusto da Cunha Castello Branco, em 15 de agosto.

O Planejamento Estratégico da PGDF foi elaborado a partir da criação de uma comissão formada por procuradores do DF, servidores da Casa, sob a coordenação da SEPLAN. O grupo coletou e analisou dados sobre a atuação da instituição e realizou oficinas para consolidar a concepção dos objetivos da PGDF e da estratégia que deveria ser adotada para que as metas fossem cumpridas.

O objetivo do Planejamento Estratégico da PGDF é estabelecer o direcionamento da organização a partir de objetivos estratégicos, com metas de curto, médio e longo prazos. Para isso, o Planejamento Estratégico busca o alinhamento dos recursos e esforços da instituição. Esse alinhamento só é possível por meio da definição da missão e da visão de futuro da PGDF, que constam do Mapa Estratégico.

A missão é a razão de existir da organização e relaciona-se com a atuação da PGDF, seu papel e sua utilidade para os cidadãos e para a Administração Pública. Dessa forma, no Planejamento Estratégico, a missão da PGDF é “exercer a representação judicial e extrajudicial do DF, bem como a consultoria jurídica para a Administração Pública”.

Já a visão estabelece um cenário a respeito do que a organização pretende ser e como quer ser vista em um determinado horizonte de tempo, é o futuro desejado. Assim, no Mapa Estratégico da PGDF, a visão é “ser reconhecida como órgão autônomo e essencial à administração da Justiça, na defesa do interesse público, no controle da legalidade e na viabilização de políticas”.

Além da definição da missão e da visão da PGDF, o Planejamento Estratégico também formula os objetivos da organização, cujo alcance será mensurado a partir de indicadores. Esses objetivos foram estabelecidos levando-se em conta as diversas perspectivas relacionadas à atuação da PGDF, como sua contribuição para a sociedade e seus processos internos.

Em relação à perspectiva da contribuição da atuação da PGDF para a sociedade, os objetivos estratégicos são “fortalecer e harmonizar as relações entre os poderes, as instituições, as entidades administrativas e os cidadãos” e “ser eficiente na recuperação dos créditos”. Quanto à perspectiva dos resultados institucionais, os objetivos são “promover a defesa e orientação jurídica com presteza, objetividade e segurança da informação” e “fortalecer a imagem institucional da PGDF”.

Na perspectiva dos processos internos da PGDF, o Mapa Estratégico prevê como objetivos “garantir a agilidade, segurança e controle no gerenciamento dos processos”, “assegurar adequado suporte logístico às necessidades da PGDF”, e “aprovar a comunicação interna”. Já quanto à perspectiva de pessoas e tecnologias, os objetivos são “promover a gestão de pessoas” e “gerenciar sistema informatizado que propicie segurança e eficiência dos processos e dos procedimentos”.

Veja o Mapa Estratégico da PGDF: