Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/05/14 às 11h00 - Atualizado em 29/10/18 às 10h42

Diretoria da APDF toma posse em cerimônia prestigiada na PGDF

 

Diretores da Associação dos Procuradores do DF (APDF) eleitos em abril tomaram posse em 6 de maio, no auditório da Procuradoria-Geral do DF. A chapa vencedora, Aliança, consolida a união entre a Associação e o Sindicato dos Procuradores do DF. As duas entidades trabalharão em conjunto para decidir e para resolver as questões interessantes à carreira. “É uma aliança que consolidará no mundo do direito o que já está ocorrendo no mundo dos fatos”, resumiu o presidente reeleito, Helder Barros.

A Procuradora-Geral do DF, Paola Aires Corrêa Lima, ressaltou o reflexo positivo da união entre as entidades na PGDF. “A nossa Casa é boa porque temos aqui um diálogo aberto e franco, fruto do trabalho em conjunto dos Procuradores”, destacou. Além disso, Paola Aires enfatizou o efeito positivo na execução do trabalho, causado pelo ambiente de cooperação. “Hoje vemos com clareza que o papel da PGDF não é de representação judicial limitada, mas de atuação junto ao Governo no sentido de auxiliar a implementação de políticas públicas e de sugerir revisão de atos administrativos, por exemplo”, afirmou a Procuradora-Geral do DF.

Representantes de cinco associações estaduais estiveram no evento. O presidente da Anape, Marcello Terto, acredita que o avanço das lutas pela garantia das prerrogativas da carreira é consequência da unidade da Advocacia Pública. A começar pela união das próprias entidades representativas pela aprovação da PEC da Autonomia (82/2007) pela Câmara dos Deputados. “Nós, Advogados Públicos, podemos até divergir no debate, o que é saudável, mas somos conscientes da importância da defesa da instituição e, hoje, estamos lado a lado nas nossas lutas.” A união dos Procuradores também foi destaque no discurso do presidente da OAB/DF. “A Ordem também está integrada com as demandas da PGDF, da APDF e do Sindproc-DF para trabalhar pela população da capital do País”, afirmou Ibaneis Rocha.

Prestigiaram a cerimônia Paulo Guimarães, consultor jurídico do DF; Telmo Lemes, vice-presidente da Anape; Bruno Hazan, secretário-geral da Anape; Valentina Jungmann, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás; Santuzza Costa Pereira, presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Espírito Santo; Bruno Dubeux, presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro; Jaime Nápoles Villela, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Minas Gerais; Luiz Fernando Barboza dos Santos, presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul; Severino Cajazeiras, vice-presidente da OAB/DF; Félix Palazzo, conselheiro da OAB/DF; Antônio Alves, tesoureiro da OAB/DF; Carolina Petrarca, conselheira da OAB/DF; Ramiro Nóbrega Santana, presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF; Stefano Borges, vice-presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF; Erika Kokay, deputada federal pelo PT-DF; e Eliana Pedrosa, deputada distrital pelo PPS.