Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/16 às 11h45 - Atualizado em 6/02/18 às 11h47

E-mail institucional PGDF

A relevância dos assuntos tratados pelos Procuradores do DF exige cautela e reserva, sobretudo na atuação em processos judiciais que envolvam vultosas quantias ou grande interesse econômico e social.

Hoje, muitas dessas informações estratégicas trafegam por ambientes sem a devida segurança, em contas de e-mail pessoal de provedores gratuitos ou privados, como Gmail, Hotmail e UOL.

Essa prática se consolidou ao longo dos anos devido, em grande medida, à falta de um e-mail institucional funcional e estável no âmbito da PGDF.

Entretanto, este cenário mudou.

Desde julho de 2016 a gestão das caixas de e-mail @pg.df.gov.br é feita pela Unidade de Tecnologia de Informação (UTEC) da PGDF. Essa migração das contas nos permitiu ampliar a capacidade das caixas de e-mail e garantir a estabilidade e segurança ao sistema de e-mails.

Agora, o gerenciamento das contas de e-mail da PGDF é feito por meio do Exchange, uma ferramenta da Microsoft que é muito mais que uma caixa de e-mail.

O Exchange é um programa que reúne funcionalidades de correio eletrônico, calendário, gestão de tarefas e listas de contatos. E não é só isso. Vinculado à conta de e-mail institucional, passamos a utilizar o Skype for Business, que nada mais é que um programa de conversação entre usuários do ambiente da PGDF. Por enquanto, o Skype opera apenas nos computadores da Casa, mas, muito em breve, poderá ser instalado nos celulares pessoais.

Assim, agora que temos uma estrutura funcional, estável e segura, a comunicação institucional na Casa passará a ser feita exclusivamente pelo e-mail corporativo, quando este for o canal eleito para a transmissão da informação. Em outras palavras, quando se optar pela mensagem via e-mail, não mais serão utilizados os endereços pessoais, mas apenas a conta institucional.

Haverá um período de transição, dentro do qual os Procuradores do DF serão orientados sobre como ativar e iniciar o uso de suas contas institucionais. A equipe da Gerência de Atendimento ao Usuário da UTEC ficará à disposição para auxiliar em eventuais dúvidas.

Para os que já desejarem iniciar a utilização dos e-mails institucionais, abaixo seguem pequenos manuais que podem ajudar neste primeiro momento.