Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/17 às 9h56 - Atualizado em 29/10/18 às 10h36

I Conferência da Mulher Advogada da OAB/DF: Paola Aires e Ana Carolina Magalhães participam como palestrantes

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional DF, promoveu a I Conferência da Mulher Advogada da OAB/DF. O evento ocorreu na última sexta-feira, 17 de março, e reuniu 90 palestrantes mulheres em 18 painéis temáticos. Em dois deles, a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) teve representantes: em “A Mulher na Carreira Pública”, com Paola Aires, e em “Vencendo Desafios Todos os Dias”, com Ana Carolina Magalhães.

Paola Aires falou sobre a presença feminina em cargos públicos, sobretudo sobre sua experiência como Procuradora-Geral do DF. Ao apresentar estudos sobre o tema, chamou a atenção dos presentes sobre a naturalidade com que às vezes as mulheres aceitam comportamentos relacionados à questão de gênero, sejam atos praticados por outros ou na forma de pensar da própria mulher.

“Sinto que, por vezes, as mulheres não se dão o benefício da dúvida. Recusam cargos no serviço público por achar que a nova função vai interferir na rotina de casa. E essa é a mensagem que quero deixar às mulheres advogadas: se você tem um interesse profissional e quer desenvolver na sua carreira, não desista antes de tentar. Conciliar é possível!”, incentivou Paola Aires.

Os desafios enfrentados pela mulher advogada também estiveram presentes na fala da Procuradora do DF Ana Carolina Magalhães (PROPES). “Desafio é garantir conquistas e não permitir retrocessos. Hoje muitas mulheres já ocupam posição de destaque em suas profissões e atuam em áreas que eram predominantemente masculinas”, afirmou a advogada e Procuradora do DF. “É possível chegar lá, conciliando as esferas pessoal, profissional e familiar. É preciso ter garra, responsabilidade e compromisso. É preciso encontrar tempo para estudar e se especializar. Os obstáculos existem, mas é preciso enfrentá-los e acreditar que é possível superá-los”, sentenciou Ana Carolina.

O Presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB/DF e Vice-Presidente da Associação dos Procuradores do DF (APDF), Renato Leal, prestigiou o evento. “Testemunhei que a Dra. Paola e a Dra. Ana Carolina, em suas manifestações, nitidamente inspiraram as centenas de jovens advogadas que lhes assistiam. Com suas histórias pessoais de sucesso, são exemplos de mulheres que desempenham de forma plena seu papel profissional, sendo motivo de orgulho para todos nós, que pertencemos aos quadros da Procuradoria-Geral do Distrito Federal”, declarou Renato Leal.

Também prestigiaram o evento as Procuradoras do DF Renata Marinho O’Reilly e Sirlaine Siqueira, e a servidora do Centro de Estudos, Greycianne Karine, estudante de Direito.

Clique aqui e acesse fotos da I Conferência da Mulher Advogada da OAB/DF