Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/14 às 11h04 - Atualizado em 29/10/18 às 10h41

II Integra PGDF: Curso aborda processos de gestão de pessoas sob o enfoque jurídico

 

Noventa e seis servidores de mais de 30 órgãos do GDF participaram do II Integra PGDF, realizado no auditório da Procuradoria-Geral do DF (PGDF) nos dias 5 e 6 de junho. Nesta edição, o curso foi ministrado pelos procuradores do DF Maria Júlia César, Gustavo Machado e Carla Lobato e tratou de “prescrição e reconhecimento administrativo” e “devolução de valores recebidos de boa-fé”.

Para este segundo encontro, além da participação dos assessores jurídico-legislativos, também compareceram gerentes de Gestão de Pessoas e chefes de UAGs de mais de 30 órgãos do GDF, da Administração Direta e Indireta, além de servidores da PGDF que atuam na área de pessoal. Ao reunir as áreas administrativa e jurídica no II Integra, a Procuradoria teve o objetivo de unificar o entendimento sobre normas e jurisprudência entre aqueles que atuam na gestão de pessoas, com o objetivo de garantir maior eficiência ao trabalho desenvolvido em cada órgão e também na PGDF.

Leonardo Moraes, assessor jurídico da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Social (SEPIR), afirmou que o Integra PGDF é uma iniciativa louvável que garante maior eficiência e melhor gestão dos gastos públicos. “O cuidado com os atos administrativos deve ser a marca do gestor público. O Integra PGDF qualifica e aperfeiçoa o olhar e a prática no dia-a-dia da Administração Pública, principalmente na temática que foi abordada”, declarou o servidor. A melhoria da eficiência no trabalho também foi um ponto destacado por Juliana Santana Machado, assessora jurídica da Secretaria Especial do Idoso. Para ela, a contribuição maior em participar do Integra PGDF está no fato de que o curso “confere mais qualidade e eficiência para o trabalho, além de fortalecer a integração entre a Procuradoria-Geral e os órgãos do GDF”.

A maior integração entre a PGDF e os outros órgãos do Governo também foi destacada por Márcia Fernanda Cardoso, assessora jurídica da PGDF. “Acredito que essa troca de experiências vai repercutir significativamente tanto para melhorar a qualidade do trabalho consultivo, quanto para o trabalho contencioso”, declarou a servidora. A opinião é compartilhada por Elidiany Prata, gestora de pessoas da Secretaria de Agricultura. Ela considera que a oportunidade deste contato mais próximo com a Procuradoria é de extrema importância e deve ser repetido mais vezes. ”Essa é uma forma de crescermos juntos para conseguirmos minimizar os erros cometidos no dia-a-dia”, concluiu.

Integra PGDF – O Integra PGDF é um programa permanente promovido pelo Centro de Estudos (Cetes), com o apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) da PGDF. Seu objetivo é ser um espaço de diálogo e integração entre a Procuradoria-Geral do DF e os demais órgãos do GDF, por meio da oferta de cursos sobre assuntos de relevância jurídica para o Distrito Federal ministrados por procuradores do DF.