Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/14 às 10h58 - Atualizado em 29/10/18 às 10h42

Marcelo Castello Branco é homenageado em cerimônia na PGDF

 

 

O ex-procurador-geral do DF Marcelo Castello Branco, que esteve à frente da Procuradoria-Geral do DF (PGDF) entre junho de 2012 e setembro de 2013, foi homenageado por procuradores do DF e servidores da Casa na última sexta-feira, 25 de abril. Na ocasião, foi feita a aposição de seu retrato na Galeria dos Procuradores-Gerais do DF.

As inúmeras importantes conquistas alcançadas durante a gestão de Castello Branco foram destacadas durante a homenagem. A “gestão rica, com constante semeadura e farta colheita” — conforme definiu o presidente da Associação dos Procuradores do DF (APDF), Helder Barros – foi um dos legados deixados pelo ex-procurador-geral. Em seu discurso, o presidente APDF externou a gratidão e orgulho que a APDF tem do trabalho desenvolvido pelo ex-procurador-geral do DF, que também foi presidente da Associação por dois mandatos. Sobre Marcelo Castello Branco, Helder Barros o definiu como “exemplo diário de atuação profissional brilhante, procurador reconhecido pela sua combatividade e dedicação”.

Para a procuradora-geral do DF, Paola Aires, Marcelo Castello Branco “deixa uma marca na PGDF, que é sua personalidade, firmeza, ética e responsabilidade”. Uma a uma, Paola Aires destacou as conquistas obtidas durante o período em que Castello Branco esteve à frente da PGDF. No plano da valorização de pessoal, ela ressaltou a nomeação de servidores, a reestruturação da carreira de apoio, o aumento do subsídio dos procuradores, entre outros. Paola lembrou também o início da construção da nova sede da PGDF, que ocorreu na gestão Castello Branco, além dos processos que resultaram na compra de novos computadores e impressoras para a Casa.  Em seguida, Paola Aires declarou que, “talvez não se perceba agora a dimensão de todas essas conquistas, mas aí é que sobressai a característica de homem de futuro que é Marcelo Castello Branco”.

Ao final da cerimônia, o homenageado agradeceu as palavras a ele dirigidas e a presença de seus familiares, procuradores, servidores e, em especial, à equipe que o acompanhou durante os exitosos 15 meses em que esteve à frente da PGDF.  Castello Branco lembrou ainda dos ex-procuradores-gerais, cujo trabalho permitiu que fossem alcançadas tantas conquistas. “Cada gestão que passa pela PGDF é como se fosse um elo de uma corrente. Não se pode dizer que um elo é mais importante que outro. Se um elo é fraco, a corrente arrebenta”, concluiu. Antes de finalizar seu discurso, ele ressaltou que “todas as conquistas foram fruto da relação de confiança e que se desenvolveu entre o Gabinete, a APDF, o Sindicato dos Procuradores e a Associação dos Servidores da Procuradoria”. Ao final da cerimônia, Heitor e Helena, filhos de Castello Branco, descerraram o retrato de seu pai, que agora figura na Galeria dos ex-Procuradores-Gerais do DF.