Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/19 às 10h48 - Atualizado em 23/07/19 às 10h49

PGDF concorre ao Prêmio Marco Maciel

COMPARTILHAR

 

A elaboração do Plano de Integridade da Procuradoria-Geral do Distrito Federal concorre ao Prêmio Marco Maciel, na categoria “Relações Institucionais e Governamentais (RIG) em Organização Pública”. Idealizado pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), a premiação possui abrangência nacional e foi instituída para destacar a atuação de instituições comprometidas com a defesa da ética, transparência e legalidade, agindo com profissionalismo em âmbito público ou privado.

 

O Plano de Integridade da PGDF está sendo elaborado pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 151/2019 e presidido pela Procuradora do DF Izabela Frota Melo. A atividade abarca a análise dos contextos interno e externo desta Casa Jurídica, a criação da Matriz de Riscos de Integridade para as atividades estratégicas, finalísticas e de sustentação, com o emprego de importantes ferramentas de gestão e planejamento estratégico, como a cadeia de valor e a matriz SWOT da PGDF, que relaciona as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no contexto institucional.

 

A partir dos trabalhos desenvolvidos até o momento, lançou-se a base para a construção do Sistema de Governança Pública – SGP-PGDF e foram encetados consistentes estudo e pesquisa voltados para a definição da Missão, Visão e Valores da Procuradoria-Geral do Distrito Federal.

 

Para a presidente do GT-Integridade, Izabela Frota, “o reconhecimento público desse trabalho, por meio de premiação atribuída por respeitada Associação, cuja atividade principal é a promoção da ética, integridade e transparência nas relações público-privadas, é fator de prestígio e fortalecimento institucional, em um momento que o serviço público tem sido questionado e instado a mostrar o valor que agrega à sociedade e ao cidadão”.

 

Entre as unidades da Federação, a PGDF é o primeiro órgão da advocacia pública a encampar a implantação do programa de integridade. De acordo com documento enviado à ABRIG para participação no prêmio, “a Procuradoria deve assumir o combate à corrupção em sua forma preventiva e nossa visão é a de sermos reconhecidos como órgão público bastião da integridade e da honestidade da gestão pública”.

 

A premiação ocorrerá no dia 13 de agosto, às 19h, no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes.