Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/16 às 10h54 - Atualizado em 6/02/18 às 10h55

Polícia Civil oferece curso de defesa pessoal para Procuradores e Servidores

Defesa pessoal
A Polícia Civil do DF oferece curso de defesa pessoal a Procuradores do DF e Servidores da Casa. O curso é gratuito e será dividido em dois módulos: o primeiro de defesa pessoal e o segundo de primeiros socorros. A carga horária total será de 20h/a (4 encontros) e o curso ocorrerá entre 8 e 12 de agosto, no período matutino. 
 
No primeiro módulo, os participantes irão aprender sobre a identificação de pontos sensíveis do corpo humano; técnicas de rolamento, amortecimento de queda e de projeção do corpo; chave de braço; torsão de punho; defesa contra gravata, agarramento, tapas e socos; e noções de chutes e socos desestabilizadores. 
 
Já o segundo módulo prevê orientações sobre defesa por meio de spray de pimenta, técnicas de imobilização, transporte de imobilizados, ressuscitação cardiopulmonar, controle de hemorragias, e atuação em caso de engasgos, envenenamento, e picadas de animais e insetos. 
 
São oferecidas 10 vagas para Procuradores e 10 para Servidores. Caso não haja interessados suficientes em um dos grupos, as vagas remanescentes serão destinadas aos excedentes do outro grupo, se houver. A solicitação de inscrição poderá ser feita entre 29 de junho e 8 de julho, por meio de link a ser disponibilizado na intranet (às 13h do dia 29/6). A seleção será feita por ordem de inscrição e o resultado será divulgado dia 11 de julho.
 
Requisitos – Além do atestado médico que comprove a aptidão do servidor para a prática de exercícios físicos, a participação no curso exige o uso de traje adequado, a ser providenciado pelo participante. É necessário usar calça de cor preta fabricada em tecido Rip Stop, camiseta de cor branca, cinto resistente de cor preta e sandálias do tipo Havaianas. A calça do uniforme custa, em média, R$ 100,00. 
 
Curso de Defesa Pessoal
Data: 8 a 12 de agosto
Local: Academia de Polícia Civil, Unidade do Riacho Fundo II
Vagas: 10 vagas para Procurador e 10 vagas para Servidor
Carga horária: 20h/a
Turno: Matutino
Requisitos: (1) Atestado médico para prática de atividades físicas e de defesa pessoal e (2) uniforme. 
Inscrições: De 29/6 a 8/7