Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/13 às 9h42 - Atualizado em 29/10/18 às 10h42

Posse da Procuradora-Geral do DF

 

Em cerimônia realizada ontem (07/11) no Auditório do Memorial JK, tomou posse solenemente a Procuradora-Geral do Distrito Federal Paola Aires Corrêa Lima, a primeira mulher a ocupar o cargo de procurador-geral do DF. O governador em exercício, Tadeu Filippelli, participou da solenidade e homologou sua posse. Cerca de 300 convidados lotaram o Auditório, entre eles diversos Ministros, Desembargadores, Secretários de Estado, Procuradores e servidores da PGDF.

“Como a primeira mulher a ocupar o cargo de procurador-geral do DF, quero ressaltar a forte participação feminina em cargos importantes na vida pública, como a presidente, ministras, além de mulheres na advocacia, que refletem um crescente movimento evolutivo que impulsiona uma melhoria no país”, afirmou Paola Lima em seu discurso.

 A Procuradora-Geral também destacou a relevância da PGDF no cenário da advocacia pública. “O desafio transcende a atuação burocrática, seja nos tribunais ou na atividade consultiva, para alcançar os valores inerentes ao Direito e à Democracia, com foco firme na coletividade e no cidadão”. Para a Procuradora, esse desafio se traduz na condução adequada dos 84 mil processos judiciais e 340 mil execuções fiscais nas quais a Procuradoria é responsável pela defesa dos interesses do Distrito Federal.

Servidora há 15 anos na Procuradoria, ela substituiu Marcelo Augusto da Cunha Castello Branco, que deixou o cargo por razões pessoais, mas foi lembrado pelo governador em exercício devido ao importante trabalho que exerceu à frente da Procuradoria-Geral, principalmente durante a defesa da licitação do novo transporte público.

“Paola faz história ao assumir o cargo e substituir Marcelo, e juntos formaram uma dupla em perfeita sincronia frente aos desafios e venceram 180 processos que tentaram barrar a licitação. A chegada de Paola ao mais alto cargo da Procuradoria é um reconhecimento do GDF a ela e todas as mulheres”, destacou Filippelli.

HISTÓRICO – Paola Aires foi coordenadora da Procuradoria Administrativa do DF (Procad-DF), chefe da Procuradoria Fiscal, e exercia a chefia da Assessoria Especial do Procurador-Geral do DF. Nesse último cargo, ela coordenou a atuação da Procuradoria nos tribunais superiores especialmente nas matérias constitucionais e legislativas.