Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/19 às 15h41 - Atualizado em 1/10/19 às 15h43

Subprocurador-Geral do DF Cassimiro Marques de Oliveira se aposenta

Nesta terça-feira (1), foi publicada a aposentadoria do Subprocurador-Geral do DF Cassimiro Marques de Oliveira, após mais de 40 anos de contribuição ao serviço público.

 

Cassimiro atuou na Companhia Energética de Brasília (CEB) por mais de 22 anos, quando em 18 de agosto de 1999 deu início a sua trajetória na Procuradoria-Geral do Distrito Federal.

 

“A posse, em si, foi marcante. Eis que eu, aos 45 anos de idade, era o único avô de toda uma turma de jovens advogados públicos talentosos. Hoje vários deles são mestres e doutores do Direito”, conta Cassimiro.

 

Aqui na PGDF atuou pela PROMAI, exercendo por duas vezes o cargo de Procurador-Chefe da Especializada. Também exerceu o cargo de Procurador-Assessor do Gabinete (2007) e de Procurador-Adjunto para Assuntos Institucionais do Gabinete (2014). Cassimiro relata que, apesar de ter sido Procurador-Chefe da PROMAI por um longo período, “o que me enche de orgulho e me faz sentir honrado é o fato de ser Procurador do DF e ter trilhado toda a carreira”.

 

O Subprocurador-Geral do DF relembra, ainda, momentos marcantes da carreira de Procurador do DF: “Vimos a PGDF passar da era da máquina de escrever e das fichas de controle de tramitação de processos para a era digital, com todas as vicissitudes, ganhos e dificuldades dessa mudança”.

 

Sobre a sua trajetória na PGDF, Cassimiro diz que “foi o coroamento de uma carreira dedicada ao serviço público e a defender o Estado de forma intransigente, até um pouco idealista. Procurei fazê-lo com vigor, respeito às leis e à Constituição Federal, e com lealdade aos meus ilustres colegas de trabalho, alguns dos quais, amigos para sempre”.

 

Seu profissionalismo e sua competência dentro do serviço público lhe renderam as condecorações:

 

• Ordem do Mérito Bombeiro Militar do DF – Imperador Dom Pedro II, no grau Oficial (2005);

• Medalha Mérito da Segurança Pública do DF (2008);

• Medalha Mérito da Procuradoria-Geral do DF (2018).

 

Ao se despedir da PGDF, Cassimiro deixa um abraço a todos e sugere que “se mantenham unidos na defesa das prerrogativas e direitos específicos, enquanto partes da relevante carreira de Procurador do Distrito Federal, cujos integrantes desempenham funções essenciais à justiça nos termos do Capítulo IV, do Título IV, da Constituição Federal”.

 

Os colegas de Cassimiro lhe deixaram mensagem de agradecimento e de desejos de uma boa aposentadoria. Confira:

 

“Um amigo dedicado, um mestre sempre presente e com muita boa vontade para compartilhar e dar direção. Muito obrigado, amigo! Sentirei sua ausência, especialmente por suas grandes qualidades pessoais”, relata o Subprocurador-Geral do DF, Emílio Ribeiro.

 

Valdson Gonçalves de Amorim, Subprocurador-Geral, também fez questão de expressar sua gratidão ao colega. “Foi uma grande honra e alegria trabalharmos juntos. Agradeço todo o aprendizado que me proporcionou durante este convívio. Que você seja muito feliz nessa nova etapa da sua vida! ”, disse.

 

A Subprocuradora-Geral, Cláudia Furquim, destaca o legado deixado por Cassimiro. “Será sempre lembrado como o grande mentor da PROMAI, pois, nos anos em que esteve na chefia, esmerou-se singularmente no estudo das matérias de sua competência e influenciou uma geração de procuradores, da qual faço parte, na busca constante pela técnica e pela excelência. A ele temos muito o que a gradecer”, comentou.