Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/18 às 11h13 - Atualizado em 29/10/18 às 10h30

Valéria Ilda (PROMAI) é nomeada Secretária-geral da ABRA

 

Associação defende igualdade de direitos para as mulheres

 

 

A Subprocuradora-Geral do DF, Valéria Ilda Duarte Pessoa, é a nova secretária-geral e diretora jurídica da Associação Brasileira de Advogadas (ABRA). Fundada em setembro de 2017, a associação tem a finalidade de dar assistência e orientação às advogadas na defesa de suas competências.

 

A nomeação ocorreu durante o lançamento da campanha “Mais mulheres no poder: 50% Já!”, criada pela ABRA, que aconteceu em abril. A ação busca ampliar a presença feminina em cargos de direção e decisão em todas as esferas: política, jurídica, pública e privada, no âmbito dos governos federal, estadual, municipal e distrital, bem como nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

 

Muito mais que lutar pelos direitos iguais, Valéria frisa que a ABRA incentiva o empoderamento feminino. Em ano de eleição, a grande luta da ABRA é para que as mulheres participem ativamente do processo eleitoral, não só votando, mas também disputando os cargos à disposição: “Muitos destes cargos disponibilizados não são se quer aspirados pelas mulheres, pois elas sentem-se pouco confiantes para ocupa-los”.

 

Valéria Ilda se filiou à ABRA no início deste ano. A Secretária-geral conta que está na ABRA para encorajar mulheres a participar ativamente de projetos de destaque, e não apenas figurá-los. “É um trabalho que busca igualdade e oportunidade paras a mulheres”, diz Valéria Ilda. A Subprocuradora explica que a ABRA também faz um trabalho de mobilização constante, visando a igualdade de direitos entre os gêneros: “Não queremos andar em frente, nem atrás dos homens. A gente quer caminhar lado a lado”.

 

Além de Valéria Ilda, também atuam na ABRA as Procuradoras do DF Deirdre Neiva (PROFIS) e Elina Barbosa (PROMAI). Há também a participação das Subprocuradoras do DF aposentadas Leny Silva e Wilma Mansur.

 

A Procuradora-geral do DF, Paola Aires, enfatiza a importância desse trabalho de encorajamento e mobilização das mulheres. “Parabenizo as colegas pelo engajamento na causa e deseja muito sucesso na missão ”, encoraja Paola.

 

Valéria faz um convite para que as mulheres se associem à ABRA: “As mulheres juntas são mais fortes do que isoladas. Estamos unidas para o bem comum, para ver as mulheres crescerem e conseguirem desempenhar seus papéis com cada vez mais confiança”.