Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/06/23 às 18h32 - Atualizado em 1/06/23 às 18h32

CONPEG se reúne em Brasília, na tarde desta quinta-feira (31)

 

O Colégio Nacional dos Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal (CONPEG) se reuniu na tarde desta quinta-feira (31), em Brasília, na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal.

 

O encontro contou com a participação do Advogado-Geral da União, Ministro Jorge Messias Araújo, recebido pela Procuradora-Geral do Distrito Federal, Ludmila Lavocat Galvão, anfitriã do evento. A reunião foi conduzida pelo Presidente do CONPEG e Procurador Geral do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Cunha da Costa.

 

Temas

 

Entre os temas que foram abordados está o acordo para compensação aos estados sobre os valores que deixaram de ser arrecadados com as mudanças na cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICMS), que passaram a valer a partir da Lei Complementar n°194/2022.

 

Outro tópico destacado foi o piso salarial dos profissionais da Enfermagem, o impacto que essa mudança pode ter sobre os orçamentos dos entes federativos, e a busca de uma compensação junto à União com objetivo de preservar o repasse nas folhas de pagamento aos servidores da categoria.

 

AGU

 

Com a participação do Advogado-Geral da União, o encontro destacou a relevância da realização de parcerias entre os Estados, o Distrito Federal e o Governo Federal em favor do interesse público.

 

“Esse é um encontro muito importante, e esperamos ajudar na comunicação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela apresentação de propostas relevantes e pelo cumprimento dos nossos acordos”, destacou o ministro.