O Núcleo Auxiliar de Inteligência do Processo Eletrônico (NAIPE/PGDF), liderado pela Procuradora do DF Patrícia Novaes Carvalho, divulga tutoriais sobre a utilização do SAJ Procuradorias. São vídeos curtos dão dicas sobre ferramentas que facilitam a utilização do Sistema.
Abaixo, após o vídeo de apresentação do projeto, está a descrição de cada um dos tutoriais, seguido do link de acesso. Após clicar nele, basta se autenticar com o e-mail institucional e a senha de acesso à rede da PGDF.
Vale sempre lembrar: todos possuem e-mail institucional. Basta acrescentar @pg.df.gov.br ao nome.sobrenome utilizados para fazer o login na rede da PGDF.
Aplicação de Súmula Administrativa
Esse vídeo ensina a registrar no SAJ a aplicação de uma Súmula Administrativa. Nele, você conhecerá os dois caminhos possíveis: por meio de “autodispensa” e via “encerramento da pendência”. Acesse aqui.
Como inserir um Despacho Interno
O SAJ permite a inserção de um “despacho” nos autos internos. E é essa a dica deste vídeo! No despacho, o Procurador poderá informar, por exemplo, sobre o fato de ter recebido o processo em redistribuição em determinado estágio ou anotar uma informação relevante do feito. Acesse aqui.
Neste vídeo, você irá aprender como programar o SAJ para emitir um alerta para que o processo retorne para você na data de sua escolha. Acesse aqui.
Esse vídeo esclarece a forma mais fácil de reencaminhar uma petição pelo SAJ em uma das hipóteses de erro de protocolo. Nesse caso, o erro aparecerá com a seguinte mensagem: “o expediente está fechado”, “não teve ciência dada” ou “usuário não tem permissão para responder o expediente”. Essa mensagem aparece no fluxo “Protocolo Eletrônico – Com erro”. Acesse aqui.
A ferramenta Post it do SAJ permite a indexação das ações, de forma a facilitar a rápida identificação e compreensão do processo toda vez que ele aparece no seu fluxo de trabalho. Isso vale tanto para ações novas quanto para antigas. Acesse aqui.
Nesse vídeo, está o passo a passo da marcação de audiência. Esse é um procedimento bastante simples, mas, como só é utilizado esporadicamente, vale lembrar como fazer! Acesse aqui.
O primeiro vídeo sobre ofícios explica sobre as duas formas de elaborar o documento por meio do SAJ: a primeira, por solicitação ao órgão administrativo (GEAD) para posterior assinatura, e a segunda, diretamente pelo Procurador. Acesse aqui.
O segundo vídeo orienta sobre as etapas posteriores à elaboração do ofício pela GEAD: (a) reenvio do texto à GEAD para alterações; (b) onde fazer as observações para orientar essas alterações; e (c) solicitação de ofício referente à mesma pendência. Acesse aqui.
Neste primeiro vídeo você irá aprender a criar um modelo a partir de um documento pessoal que ainda não consta do SAJ. Acesse aqui.
No segundo vídeo, você irá aprender a salvar como modelo pessoal um documento já constante dos autos internos de um processo no SAJ. Acesse aqui.