Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/12/23 às 18h25 - Atualizado em 14/12/23 às 19h15

Mapear e Educa: Iniciativas da PGDF reconhecidas pelo Prêmio Boas Práticas Brasil Central

 

O Projeto Mapear e o PGDF Educa, duas iniciativas inovadoras desta Procuradoria-Geral, foram reconhecidas pelo Prêmio de Boas Práticas do Consórcio Brasil Central (BrC). As ações da PGDF concorreram com outras 131 atividades inscritas por 6 estados e pelo Distrito Federal – de onde vieram 19% das inscrições.

 

Desse modo, o reconhecimento em dose dupla reforça o papel da PGDF para a promoção de uma advocacia pública eficiente e inovadora na entrega de resultados e valores à sociedade. A Procuradora-Chefe de Gestão Estratégica, Estudos e Inovação (Progei), Izabela Frota Melo, comemorou o reconhecimento: “É gratificante ver a PGDF se destacando entre os órgãos públicos do centro-oeste brasileiro. Parabenizo à nossa Assessoria de Comunicação (Ascom) e à Gerência de Capacitação Profissional (Gecap), que atuaram junto à Progei nessas ações”.

 

Projeto Mapear

 

O Núcleo de Processos de Trabalho (Nuprot) da Progei iniciou o projeto Mapear com a experiência compartilhada pelas pesquisadoras Raquel Rodrigues Silva e Patrícia Hajdu, criadoras do Design Flow e colaboradoras da Petrobrás. O método ágil, aplicado na PGDF, resultou na redução de tempo para mapear processos de trabalho de 12 meses para 45 dias.

 

A chefe do núcleo, Leisa Sarmento, destaca a importância da iniciativa – representada pelo Projeto Mapear, e como essa proposta é capaz de contribuir para uma gestão pública mais eficaz. “A iniciativa apresenta uma metodologia prática para o mapeamento e modelagem de processos de trabalho, oferecendo maior produtividade, racionalização de custos e resultados de fluxos mais otimizados”, afirmou.

 

PGDF Educa

 

Desenvolvido pela Progei, em parceria com a Ascom a Gecap, o portal tem objetivo de promover a capacitação profissional por meio da captação de manifestações de interesse, acesso a aulas de cursos adquiridos e divulgação de cursos. O Chefe de Comunicação, Marcel Carvalho de Souza Vasconcelos, comemora que “o atual ambiente tecnológico da PGDF permite a personalização de canais de comunicação interna. Propiciar um espaço dedicado para a educação corporativa prestigia as iniciativas de capacitação, que são tão importantes para o desenvolvimento desta Casa Jurídica”.

 

A plataforma conta com trilhas de aprendizado, que incluem cursos temáticos em áreas de Gestão, Liderança e Inovação, Direito 4.0 e boas práticas do serviço público. O site também disponibiliza um repositório com as capacitações adquiridas pela Procuradoria, a Sala Virtual.

 

Prêmio

 

O Prêmio Boas Práticas foi criado em 2019 e teve sua primeira edição concluída no ano seguinte, com 58 propostas inscritas. Nesta segunda edição, houve um crescimento de 125% em participações. A premiação foi estruturada em seis eixos setoriais: Saúde Pública; Segurança Pública; Educação; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Econômico e Social; e Gestão Pública e Inovação.

As iniciativas reconhecidas da PGDF foram inscritas no Eixo Gestão Pública e Inovação.

 

Clique aqui e acesse o catálogo de boas práticas do BrC.

 

 

Consórcio

 

Criado em 2015, o Consórcio Brasil Central (BrC) tem objetivo de fomentar a competitividade por inovação entre representantes da sociedade civil nos entes consorciados – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Maranhão.