Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/08/19 às 11h53 - Atualizado em 17/10/22 às 17h59

Perfil do Procurador: Gladson Rogério de Oliveira Miranda

Gladson Rogério de Oliveira Miranda sempre foi muito determinado. Ao prestar vestibular, escolheu o curso de Direito porque já sabia que iria enveredar pela carreira pública. Antes mesmo de terminar a faculdade, passou a exercer sua primeira função pública: Foi aprovado no concurso do TST e atuou em gabinete de Ministro.

 

Foi Procurador Federal, Delegado Federal e Defensor Público. Em 2005, Gladson optou por seguir a carreira na Procuradoria do Distrito Federal. Por aqui sempre atuou na área administrativa, estando atualmente na Procuradoria do Contencioso em Matéria de Licitações e Contratos, Responsabilidade Civil e Matéria Residual.

 

A área acadêmica é uma das grandes paixões do Procurador do DF. É Mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS e Doutorando e Mestrando em Direito pelo Uniceub, Pós-graduado em Direito Empresarial pela FGV e em Direito Processual Civil pela UNIDF. Além da atuação na PGDF, Gladson também se dedica a dar aulas em Centros Universitários e em Cursos preparatórios.

 

Fora das atividades profissionais, a prioridade de Gladson é estar com a família. “Tenho três filhos: Felipe (10), Bruna (8) e Henrique (5). Gosto de acompanhá-los nas atividades, de estudar com eles. Traço metas, faço premiações… Acho importante criar logo cedo o gosto pelo estudo. Quanto mais cedo você incentivar e eles se destacarem, mais cedo eles vão colher o fruto do próprio esforço”.

 

O Procurador do DF também gosta de acompanhar os filhos em suas atividades. O mais velho está na esgrima, a filha do meio faz patinação artística e o caçula pratica judô. Sempre que pode, viaja com a família. Dá crédito à esposa, Roberta, por tantas conquistas alcançadas. “Ela é minha parceira, é ela quem me dá a estrutura necessária para eu conseguir vencer os desafios”.

 

Gladson também é ligado aos esportes. Pratica mountain bike e crossfit. “Quando era criança sempre pedalava. Depois de muitos anos, meu cunhado me chamou para participar de uma trilha de mountain bike, e aí tomei gosto. O Distrito Federal é bem servido de morros, trilhas e cachoeiras…”. Já pedalou de Brasília à Caldas Novas e, de vez em quando, viaja com os parceiros de pedal para outros estados. “Já subi a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. É muito bom ter esse contato com a natureza”, conta.