Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/11/23 às 15h41 - Atualizado em 3/11/23 às 15h41

Projeto Osiris: PGDF discute avanços em iniciativa de Inteligência Artificial

 

Nesta manhã (3), reuniram-se no Gabinete da PGDF, a Procuradora Geral, Ludmila Galvão, e os Professores da UnB, Fabrício Braz, coordenador científico, e Nilton Correia, integrantes da equipe do OSIRIS, projeto de pesquisa e desenvolvimento de solução de inteligência artificial para a execução fiscal.

 

Na pauta, foi referendada a atuação da TI da PGDF na construção de plataforma de endereços que alimentará o OSIRIS. O desenvolvimento partirá de sistema preexistente na PGDF, a ser evoluído a partir de proposta apresentada pela equipe de pesquisa da UnB.

 

Além disso, foram relatados os testes do OSIRIS que estão em andamento, com versões disponibilizadas para experimentação pela área de negócio (PGFAZ), com o suporte da SEGER e SUTIC.

 

O OSIRIS é o primeiro projeto de I.A. na advocacia pública brasileira que prevê interoperabilidade com o Judiciário (TJDFT) e utiliza instrumento jurídico do Marco da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Termo de Outorga celebrado com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

 

Na reunião, estiveram também presentes a coordenadora do projeto e Procuradora-Chefe de Gestão Estratégica e Inovação, Izabela Frota, o Procurador-Geral Adjunto da Fazenda Distrital, Edson Celleghim, o Secretário-Geral, Hugo Fidelis, e a Subsecretaria de TI, Riane Torres.